Ar-condicionado 9000 ou 12000 BTUS: Qual gasta menos?

Quando o calor aperta, a primeira coisa que vem à mente é um refúgio fresco e agradável. E nada melhor do que um ar-condicionado para transformar esse desejo em realidade!

Aí é que surge a dúvida: entre um ar-condicionado de 9000 BTUs e outro de 12000 BTUs, qual é a melhor escolha para o seu espaço? Mas calma, que vamos explicar como fazer a escolha certa.

De forma simples, a principal diferença entre um ar-condicionado de 9000 BTUs e um de 12000 BTUs está na capacidade de refrigeração. O de 9000 BTUs é ideal para ambientes menores, em geral, com até 16 m², enquanto o de 12000 BTUs é melhor para espaços um pouco maiores, até cerca de 24 m².

Ou seja, quanto maior o número de BTUs, mais potente é o aparelho na hora de esfriar o ambiente.

Fora as medidas do local, outros fatores podem interferir na capacidade de resfriar o ambiente, como, a incidência de sol, além da quantidade de pessoas que fica no espaço.

Ficou mais fácil de entender agora, não é? A seguir, vamos detalhar um pouco mais a forma de comparar o desempenho dos dois modelos. Confira!

Sumário (Navegue aqui)

Qual ar-condicionado mais econômico 9000 ou 12000 BTUs?

A escolha entre um ar-condicionado de 9000 ou 12000 BTUs, em termos de economia de energia, depende muito do tamanho do ambiente a ser climatizado.

Para espaços menores (até 16 metros quadrados), um aparelho de 9000 BTUs é mais econômico, pois consome menos energia ao operar de forma eficiente dentro da capacidade e tamanho do ambiente.

Mas, em áreas maiores (até 24 metros quadrados), o modelo de 9000 BTUs operaria em sobrecarga, e com isso aumentaria o consumo. Por isso, nesse caso, é melhor optar pelo modelo de 12000 BTUs, que pode alcançar a temperatura desejada sem sobrecarregar o sistema.

Portanto, a economia real tem a ver com a escolha do aparelho com a capacidade certa para o tamanho do seu espaço, para evitar um esforço extra.

Como escolher um ar-condicionado com a capacidade certa?

Para escolher um ar-condicionado de capacidade adequada, siga estas dicas:

  • Primeiro, calcule a área do ambiente em metros quadrados (comprimento x largura). Para cada metro quadrado, considere 600 a 800 BTUs.
  • Adicione 600 BTUs para cada pessoa adicional que usa o espaço com frequência, além de uma.
  • Se o ambiente receber muita luz solar ou se for uma cozinha, é bom aumentar a capacidade em 10-20%.
  • Equipamentos eletrônicos que emitem calor também exigem ajustes na capacidade.

Esses cuidados na escolha garantem eficiência energética e conforto térmico, e evitam gastos muito altos com energia elétrica.

Quantos KWh gasta um ar-condicionado de 9000 BTUs ligado 8 horas por dia?

Um ar-condicionado de 9000 BTUs, quando ligado por 8 horas por dia, tem um consumo que pode variar entre aproximadamente 17,1 kWh a 20 kWh ao longo de um mês, considerando-se um uso diário.

Para calcular o consumo mensal, vamos usar a média desses valores, que seria cerca de 18,55 kWh para cada dia de uso.

Se o uso for de 20 dias ao mês, o consumo mensal seria de cerca de 371 kWh, resultando em um custo aproximado de R$296,80, baseado na média da tarifa de energia.

Quantos KWh gasta um ar-condicionado de 12000 BTUs ligado 8 horas por dia?

Um ar-condicionado de 12000 BTUs tem um consumo aproximado de 1,3 kW/h quando em operação. Se ligado por 8 horas por dia, o consumo diário seria de cerca de 10,4 kWh. Assim, em um mês (considerando 30 dias), o consumo seria de 312 kWh/mês.

Portanto, um ar-condicionado de 12000 BTUs ligado 8 horas por dia teria um consumo médio de 312 kWh por mês, resultando em um custo aproximado de R$249,60, com base na média da tarifa de energia.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.