Purificador de Água: Vale a pena investir?

A qualidade da água que bebemos é essencial para todas as funções do organismo e pode atingir diretamente nossa saúde e bem-estar.

Os purificadores de água surgiram com a intenção de melhorar a qualidade da água que bebemos e utilizamos, mas até onde isso realmente faz sentido é o que vamos abordar nesse tópico.

Esse conteúdo foi preparado pra acabar de uma vez por todas com os questionamentos e falar a verdade por trás dos purificadores de água. Acompanhe.

Sumário

Vale a pena investir em um purificador de água?

Sim, investir em um purificador de água é uma excelente opção!

Além de garantir uma boa qualidade da água a ser consumida, sem perigo de ingerir metais pesados, microplásticos, bactérias e muitas outras substâncias tóxicas, ele também traz muitos benefícios para a sua saúde e para o meio ambiente.

Purificador de água é confiável?

Sim, os purificadores de água são confiáveis desde que passem em critérios de qualidade do INMETRO.

O INMETRO é uma autarquia federal que faz a regulamentação da qualidade de cada equipamento vendido no mercado. Para um purificador receber o selo de regulamentação ele deve seguir alguns critérios, como:

  • Reduzir em, no mínimo, 75% o cloro livre da água;
  • Reter, no mínimo, 85% dos microrganismos da água;
  • Ter capacidade de retenção de partículas.
 

Caso a dúvida surja se um purificador é confiável ou não, basta procurar o selo do INMETRO nele e analisar em quais critérios esse purificador passou.

Com um purificador de qualidade você deixa de correr perigo de ingerir metais pesados, microplásticos, bactérias e muitas outras substâncias tóxicas.

Importante mencionar que a eficiência dos purificadores pode variar de acordo com a tecnologia de filtragem utilizada e a qualidade da água de entrada.

A manutenção e substituição dos refis de filtros também são essenciais para manter a sua eficiência e garantir a qualidade da água que é filtrada!

Quais são as vantagens do purificador de água?

O purificador de água possui muitas vantagens que fazem valer a pena o investimento no aparelho. Veja abaixo algumas:

1. Fácil acesso à água pura

A água filtrada pelo purificador é muito mais limpa e livre de impurezas em comparação com a água da torneira.

Com o equipamento, é possível ter uma água de qualidade de forma prática e acessível para utilizar tanto na alimentação como ao simples ato de beber água.

2. Proteção de sua saúde e de sua família

Beber água contaminada pode causar doenças graves como hepatite A, esquistossomose, febre tifóide e cólera. Investir em um purificador de água pode ajudar a prevenir essas doenças e melhorar a saúde da sua família.

Lembre-se que 70% do nosso corpo é formado por água. Logo, é preciso ter atenção à qualidade da água que estamos utilizando para nos manter hidratado.

3. Água gelada ou refrigerada sempre que quiser

Alguns modelos de purificadores têm a opção de água gelada, fresca e natural. Eles contam com sistema de resfriamento que gela a água e a mantém em um reservatório onde é armazenada pronta para o consumo, o que traz mais praticidade e conveniência no seu dia a dia.

4. Economia

O purificador de água ajuda a economizar dinheiro no consumo de água limpa. Por padrão a sua durabilidade é muito alta e a sua manutenção se restringe apenas à troca do refil do filtro.

Se você optar por comprar água mineral, pode acabar gastando dinheiro toda semana ou todo mês. Com um purificador você precisaria investir apenas na compra do equipamento e na troca do refil do filtro a cada 6 meses, em média.

5. Praticidade e facilidade de uso

O purificador de água é muito prático e fácil de usar, o que facilita muito o acesso à água de qualidade. Além disso, a instalação e manutenção são simples, seguindo as instruções do manual do produto, sem precisar contratar um profissional.

6. Sustentabilidade

Além de ser bom para a sua saúde, o purificador de água é uma excelente escolha para quem se preocupa com a sustentabilidade do planeta. Isso porque, ao reduzir o consumo de garrafas PET⁽¹⁾, é possível diminuir significativamente a quantidade de lixo produzido.

O purificador de água gasta muita energia?

A grande maior parte dos purificadores de água do mercado tem baixo consumo de energia, variando de 5 a 9kWh por mês (por volta de de R$ 7,00 a mais na conta de energia, a depender da sua região)

Como escolher o melhor purificador de água?

Escolher um purificador de água sem ser especialista no assunto pode gerar problemas caso você faça uma escolha errada.

O ideal é se atentar ao que você procura no purificador:

  • Se tem água gelada;
  • Se elimina bactérias;
  • Classificação de retenção de partículas;
  • Avaliação dos consumidores;
  • Se tem painel touch.
  • Luz indicadora de troca de refil do filtro;
 

As opções são muitas, e por isso nós criamos um conteúdo elencando os melhores purificadores do mercado da Electrolux, marca muito reconhecida, onde você pode escolher aquele que mais se adequa a sua necessidade.

O que são purificadores de água?

O purificador de água é um equipamento que tem como objetivo filtrar a água encanada e remover impurezas.

Por mais que a água que entra no purificador seja transparente, ainda existem resíduos, sedimentos e microrganismos nela.

Esses resíduos e microrganismos são retidos dentro do refil do filtro do purificador, através de um tratamento rigoroso, e a água que sai dele é 100% purificada.  

Ao final do processo, a qualidade da água melhora. A diferença entre tomar uma água da torneira e uma água purificada sem gosto de cloro e outros resíduos é muito grande.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.