Chuveiro a gás: Como funciona? Vale a pena? Descubra!

Chuveiro a gas

Se você está pensando em comprar um chuveiro a gás, ou até mesmo ficou curioso pelo que você usa em casa, chegou ao lugar certo!

Respondemos de forma prática todas as perguntas que as pessoas mais fazem quando querem saber mais sobre esse chuveiro.

A seguir você vai encontrar uma verdadeira caixa de pandora do chuveiro a gás. Se prepare para as surpresas!

Vem comigo que te mostro!

Sumário (Navegue aqui)

Como funciona o chuveiro a gás?

O chuveiro a gás funciona utilizando um aquecedor externo a gás conectado à tubulação de água do chuveiro.

De forma resumida, a água vem pelo encanamento normal, passa pelo aquecedor onde tem sua temperatura elevada e depois segue caminho para o chuveiro.

Diferente do chuveiro elétrico que usa a eletricidade, o aquecedor externo a gás pode utilizar dois tipos de gases para realizar o aquecimento da água: o GLP e o gás natural.

A escolha de qual gás utilizar depende do que o usuário prefere, isso impacta diretamente no modelo do equipamento pois um aquecedor a gás natural não pode receber o GLP.

Cada um deles tem suas particularidades, mas normalmente opta-se pelo maior custo benefício de acordo com o preço deles regionalmente.

Como tomar banho em chuveiro a gás?

O processo para tomar banho no chuveiro a gás é simples.

Primeiro é necessário ligar o aquecedor a gás e escolher a temperatura desejada. Depois é só ligar o chuveiro e aguardar até que a água quente chegue pela tubulação.

O tempo até a água quente chegar ao chuveiro depende da distância que a água quente terá que percorrer a partir do momento que ela sair do aquecedor a gás.
Ou seja, quanto mais próximo do chuveiro, mais rápido a água quente aparece.

Também é possível misturar água fria e quente para obter a temperatura ideal do seu banho com o chuveiro a gás. Nesse caso, na hora da instalação, o profissional responsável deve se atentar para que essa mistura seja possível e adequada.

O que precisa para ter chuveiro a gás?

Para ter um chuveiro a gás, você precisa de três coisas: uma conexão com um cilindro ou rede de gás, um aquecedor a gás instalado e uma tubulação adequada, revestida com material térmico.

Na hora de instalar o aquecedor a gás também é necessário escolher um local com boa ventilação para que qualquer gás que possa ser liberado do aquecedor seja disperso sem causar riscos à saúde ou à segurança do lar.

Chuveiro a gás vale a pena?

O chuveiro a gás é uma ótima escolha para se ter em casa, principalmente devido à sua economia a longo prazo quando comparado ao chuveiro elétrico comum.

Além de conseguir aquecer muito mais a água e ser muito seguro, também pode economizar até 70% por banho a depender do preço do gás na sua região.

A maior queixa para o início da utilização de um chuveiro a gás está no custo de instalação do equipamento que pode ser mais alto no início.

Porém, geralmente ele se paga em um período de 2 a 4 anos, a depender do número de pessoas que o utilizam diariamente. Depois disso é economia atrás de economia!

Caso você resida em regiões mais frias, como ao sul do país, o chuveiro a gás é uma excelente opção para banho quente, isso porque é possível ajustar exatamente a temperatura desejada da água que sai pelo chuveiro.

Prós
Contras

Perguntas Frequentes

Quando falta luz o chuveiro a gás funciona?

Sim, o chuveiro a gás funciona quando falta luz.

Isso acontece porque a fonte de energia para esquentar a água não vem da eletricidade, mas sim do aquecedor a gás que utiliza gás natural ou GLP para realizar o aquecimento.

Todo o processo é realizado sem depender da instalação elétrica.

Quanto tempo dura o gás do chuveiro?

O gás do chuveiro funciona igual à gasolina de um carro. Quanto mais for usado, mais rápido acaba.

Por isso, o tempo de duração depende do tempo do banho e do número de pessoas que tomam banho diariamente na residência.

Quanto custa colocar chuveiro a gás em casa?

Os custos para instalação de chuveiro a gás podem variar de acordo com os equipamentos escolhidos e instalação local.

Em geral, pode-se considerar um valor entre R$500,00 e R$5.000,00.

Caso já estejam instaladas a fonte de gás e tubulação adequada, o custo será baixo. Se não, será mais alto.

Porque chuveiro a gás demora para esquentar?

O chuveiro a gás pode demorar para esquentar se a distância entre o aquecedor e o chuveiro for muito grande.

A água fria, que aparece no início, é fria porque esfriou na tubulação desde o último banho. Assim, essa água precisa ser liberada para que a nova água quente chegue ao chuveiro. Esse processo de liberação causa a demora.

Pode usar dois chuveiros a gás ao mesmo tempo?

Sim, é possível usar dois chuveiros a gás ao mesmo tempo, mas isso depende da capacidade do seu aquecedor a gás de esquentar a água.

Aquecedores com maior potência podem fornecer água quente suficiente para dois chuveiros ao mesmo tempo, enquanto modelos menores podem ter dificuldade em manter a temperatura adequada para ambos.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.