Chuveiro não esquenta? Veja possíveis causas e soluções!

Chuveiro nao esquenta agua fria

Entrar no banho e se deparar com um chuveiro que não esquenta, é uma situação que ninguém quer passar, especialmente nos dias mais frios.

Porém, essa é uma situação bem comum de acontecer, e pode ocorrer por diversos motivos, seja um problema elétrico, de instalação, ou até mesmo um ajuste necessário.

Por sorte, na maioria dos casos a solução é simples e pode ser resolvida por você mesmo! A seguir vamos explicar as soluções para cada caso. Vamos lá!

Sumário

O que pode ser quando o chuveiro não esquenta?

Quando o chuveiro não esquenta, as causas comuns são resistência queimada, problemas no termostato, falhas na instalação elétrica, ou até mesmo um chuveiro com baixa potência.

Verificar e substituir a resistência além de revisar a instalação elétrica são as primeiras etapas para resolver o problema.

Veja cada uma em detalhes a seguir:

1. Resistência Queimada

Se o seu chuveiro parou de esquentar, a resistência é o primeiro item que você deve verificar, especialmente se já faz algum tempo que você não troca.

Para confirmar se este é o problema, você pode observar se o chuveiro está fazendo barulho ou não quando você liga.

Aproveite também para testar em todas as temperaturas, se uma estiver funcionando e a outra não, também é um indicativo que a resistência está queimada.

Se este é o seu caso, a solução é simples, você só precisa substituir por uma resistência nova. Lembre-se de comprar um modelo compatível com o seu chuveiro (127 ou 220v).

2. Chuveiro Queimado

Agora se você já trocou a resistência e mesmo assim o chuveiro não esquenta, pode ser um sinal que ele esteja queimado.

Isso pode acontecer após alguma descarga elétrica na rede, má instalação, disjuntor e fios inadequados, ou até mesmo pelo desgaste natural do tempo. Afinal, nenhum aparelho dura para sempre, né?

Então se você já tem o chuveiro há muito tempo e desconfia que ele realmente esteja queimado, a melhor solução é levar para uma assistência técnica ou comprar um novo.

Na maioria dos casos, comprar um chuveiro novo é a melhor solução, pois o custo do reparo muitas vezes é o mesmo preço de um novo.

3. Problemas na Fiação e Disjuntor

Outra possível causa que você pode analisar, especialmente se a instalação é recente, é checar a compatibilidade do disjuntor e dos fios utilizados na instalação.

Problemas na fiação, como fios de espessura inadequada podem acarretar em um chuveiro que não esquenta corretamente.

Por exemplo, se você comprou um chuveiro 220v com potência acima de 7000 Watts, o ideal é utilizar um de 6mm. Já outras versões, variam de acordo com a potência e tensão.

Confira a seguir a tabela completa com todas as combinações adequadas:

Vale lembrar que se a distância do chuveiro e do quadro de energia for maior que a recomendada na tabela, a espessura do fio deverá ser ainda maior.

Por isso, se você identificou que o problema está na fiação, a melhor solução é consultar um eletricista.

4. Pressão da Água Inadequada

Já se você está em uma residência nova e notou que o chuveiro não está aquecendo, o problema pode estar na pressão de água.

Isso acontece porque quando a pressão de água é baixa, o chuveiro pode não ligar corretamente. Nesse caso, a melhor opção é instalar um pressurizador em casa ou comprar um chuveiro pressurizado.

Por outro lado, pressões de água alta demais podem danificar o sistema de aquecimento do chuveiro, além de facilitar a queima de resistência. Neste caso, utilize um redutor de pressão na entrada de água do chuveiro.

5. Temperaturas Extremamente Baixas

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar uma situação difícil de acontecer, mas que também pode ser um motivo do chuveiro não esquentar.

Em regiões muito frias, ou em épocas de inverno, a água extremamente gelada pode dificultar o aquecimento eficiente no chuveiro.

A solução mais eficiente nesses casos é instalar um aquecedor a gás, que irá garantir água quente para todas as saídas de água da casa, como torneiras, louças e chuveiros. Além de economizar mais energia.

Leia Mais: Conheças os melhores aquecedores a gás para chuveiros.

Perguntas Frequentes

Como saber se o disjuntor do chuveiro está queimado?

Para saber se o disjuntor do chuveiro está queimado, verifique se ele está desarmado e não retorna à posição ligado. Além disso, observe sinais de queimaduras ou cheiro de queimado no disjuntor. Se não rearmar ou apresentar esses sinais, pode estar queimado.

Chuveiro novo não esquenta, o que pode ser?

Se um chuveiro novo não esquenta, a principal causa pode estar relacionada a instalação incorreta ou disjuntor e fiação inadequados. Segundo a ABNT, é recomendado o uso de fios com no mínimo 1,5mm de espessura na instalação interna em casas ou apartamentos.

Chuveiro não esquenta mesmo com resistência nova?

Se o chuveiro não esquenta mesmo com uma resistência nova, ele pode estar queimado ou pode haver falhas na instalação elétrica. Analise as conexões dos fios, e se o disjuntor é compatível com a potência do chuveiro.

Meu chuveiro faz barulho mas não esquenta, o que pode ser?

Se seu chuveiro faz barulho mas não esquenta, pode ser um problema com a resistência, mesmo que não aparente estar queimada, ela pode estar com defeito. Verifique também as conexões elétricas do chuveiro.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Sempre fui muito “da prática”, fuçava em todas as coisas de casa buscando soluções. Quando comecei a fazer isso na casa dos outros, aí que começaram a me chamar mais pra visitas e cafézinhos kkk”

Mais de 17 anos trabalhando como zelador e marido de aluguel. Experiência em consertos esporádicos diversos, resolvendo desde problemas com tubulações até instalações de eletrodomésticos.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.