Como funciona o purificador de água?

Quem nunca se perguntou como funciona um purificador de água?

Apesar do sistema parecer complexo por fora, não existe nada de misterioso em seu funcionamento.

Muito pelo contrário, o processo de purificação é bem simples e eficiente, isso que vamos a seguir.

Sumário (Navegue aqui)

O que é um purificador de água?

Um purificador de água é uma maneira mais saudável e recomendada de filtrar a água e torná-la própria para consumo.

Isso porque, na maioria das vezes a água que chega até às nossas casas, não é própria para beber, devido ao excesso de cloro e outras substâncias químicas presentes na mesma.

E o purificador de água entra justamente nessa parte, ele garante que a água passe por um segundo processo de filtragem, eliminando assim qualquer bactéria, partícula ou substância química que esteja na água.

Ou seja, é que nem se tivéssemos uma própria estação de tratamento em nossa casa, só seria bem mais saudável.

Ele se popularizou devido a sua simplicidade e eficácia no tratamento da água, além de poder ser instalado em praticamente qualquer local.

Como funciona o purificador de água?

O purificador de água funciona através de um elemento filtrante, que dependendo da eficácia, pode eliminar:

  • Partículas sólidas, substâncias químicas e gostos desagradáveis (a maioria)
  • Eliminar as bactérias (alguns modelos)
  • Controlar o Ph da água (poucos modelos)

A propósito, para os que ficaram interessados, o modelo da foto acima é o Facile, da Hidrofiltros, um excelente modelo do mercado. Agora vamos continuar com a explicação.

Beber água de um purificador de água é muito melhor do que bebê-la diretamente da torneira, veja só como funciona o processo de purificação:

  1. Retenção de partículas: o primeiro passo é a filtragem, que remove partículas sólidas e outros sedimentos que ficam suspensos na água
  2. Carvão Ativado: o carvão ativado é a segunda etapa e está presente na maioria dos purificadores. Ele é um material poroso que tem capacidade de reter as partículas sólidas e eliminar substâncias químicas, como o cloro.
  3. Filtragem Bacteriológica: já os filtros que possuem eficiência contra bactérias, eliminam qualquer microrganismo ou bactérias nocivas que tenha restado dos processos anteriores. Garantindo uma água limpa e saudável para consumo.

Existem ainda filtros mais potentes, que utilizam Luz UV, osmose reversa, ou ozônio para purificar ainda mais a água, essas são camadas de proteção adicionais.

Filtro de água X Purificador de água

Muitas pessoas ficam em dúvidas na hora de escolher qual é o melhor aparelho para filtrar a água, o purificador ou filtro convencional? (Para os curiosos, o modelo acima é o Aquapure, da Cadence).

A resposta é simples, veja só:

  • Os filtros de água são os produtos mais comuns. Eles funcionam a partir de uma vela central, de plástico ou de cerâmica, que realizam a filtragem da água. O filtro de barro, por exemplo, é um dos adeptos desse sistema.

A vantagem de um filtro convencional, é que ele não precisa de energia elétrica para funcionar, e são bem mais baratos.

Mas, como nem tudo são flores, eles deixam a desejar na purificação, e não eliminam bactérias e nem odores. Apenas retém as partículas.

Outro ponto negativo, é que a maioria dos filtros de água não possuem carvão ativado, e por isso, a água fica com um gosto diferente, de plástico, de cloro, ou até mesmo de terra.

  • Já os purificadores de água, são os aparelhos mais completos do mercado, isso porque eles filtram as partículas, eliminam gosto de substâncias, retém as bactérias e muitos modelos ainda oferecem água gelada. Ou seja, é tudo o que podemos pedir, certo?

As únicas ressalvas por aqui, é a manutenção do aparelho. Além do investimento inicial ser maior, a troca do filtro tem que ser realizada periodicamente, geralmente de 6 a 12 meses.

Mas, para beber uma água limpa e saudável sem nenhuma preocupação, vale cada centavo!

Se você estiver procurando por um, eu já te adianto que o melhor custo benefício é o purificador de água da Consul CPB34.

Ele elimina até 99,9% das bactérias e ainda oferece água gelada.

Como um purificador funciona: passo a passo

Vamos entender como o purificador funciona, desde o momento em que a água chega em nossas casas:

1. Chegada da água às caixas d’água

Primeiro, a água distribuída pelos centros de distribuição chegam até às nossas casas. Apesar de serem tratadas em locais apropriados, ela pode ter sido contaminada com alguma sujeira ou até mesmo bactéria durante o percurso.

Além disso, na maioria das vezes a água chega com excesso de produtos químicos, principalmente o cloro, substância utilizada no tratamento da água.

2. Processo de limpeza da água

Assim que a água chega até o purificador, ela passa pelos sistemas de purificação do filtro, primeiro removendo as partículas sólidas que ficam suspensas, como argila e areia.

Além de eliminar bactérias, vírus, cistos e substâncias químicas, como o cloro. Isso resulta em água limpa e saudável para o consumo humano. Livre de odores e sabores indesejados.

3. Temperatura para consumo

Por último, alguns purificadores de água possuem ainda um sistema de refrigeração, que oferece água geladinha em qualquer momento do dia.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona um purificador de água e a sua importância em nossas vidas, já pode pensar em qual modelo adquirir.

Perguntas Frequentes

Qual a vantagem de ter um purificador de água?

A principal vantagem de um purificador de água, é a garantia de água pura e saudável para consumo.

Ele filtra partículas sólidas, e elimina possíveis gostos e odores desagradáveis, como o cloro. Além disso, alguns modelos retém bactérias e microrganismos nocivos à saúde.

Quanto tempo o purificador pode ficar ligado?

O purificador de água pode ficar ligado direto, não é necessário desligá-lo em nenhum momento. Isso porque, ele só consome energia quando está em funcionamento, na maioria das vezes, resfriando a água.

Pode beber a água do purificador de água?

A água do purificador de águas é uma das mais saudáveis e recomendadas para consumir. Elas são livres de partículas, bactérias e qualquer outro microorganismo nocivo à saúde.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.