Como limpar filtro de torneira: Guia Completo!

Se você tem um filtro de torneira em casa, com certeza você se preocupa com a qualidade da água que você e sua família consomem.

A sua limpeza periódica também é fundamental para garantir o bom funcionamento e aumentar a durabilidade do produto.

Nos tópicos a seguir, vamos te mostrar o passo a passo para você limpar o seu filtro de torneira de maneira prática e rápida.

Sumário

Confira a lista de materiais adequados

Para limpar o filtro de torneira ou vela de barro, confira a lista de materiais que podem ser necessários:

  • Esponja
  • Tigela ou outros recipientes com tampa
  • Filtro de café descartável ou peneira bem fina
  • Chave de fenda
  • Escova de dentes (velha)⁽²⁾
  • Colher

Como limpar filtro de torneira em casa: Passo a Passo

Confira os passos a seguir para realizar a limpeza completa do seu filtro de torneira.

1. Desmonte o Filtro

  • Primeiro, desacople com cuidado o filtro da torneira.
  • Depois de solto, desencaixe o tampo do filtro (a maioria é em forma de rosca).
  • Com a tampa desencaixada, retire a vela com cuidado. Em alguns modelos pode ser necessário usar uma chave de fenda para ajudar a soltar a peça.

2. Separe o mecanismo filtrante

  • Nesta etapa, é importante prestar atenção na ordem em que o carvão e a areia estão posicionados no filtro, se possível tire uma foto para ajudar a lembrar na hora de montar de novo.
  • Se você já decorou a posição, remova os separadores e coloque a areia e o carvão em recipientes diferentes (tigelas ou copos).

3. Comece a limpeza

  • Com os separadores livres, use uma esponja com detergente e limpe bem por dentro e por fora. Depois de ensaboar bem, enxágue com bastante água e deixe secar naturalmente ao ar livre.
  • No recipiente que você separou a areia, coloque água, tampe e chacoalhe para separar as impurezas da areia.
  • Após uns 30 segundos, você pode tirar a tampa e filtrar a mistura numa peneira ou no filtro do coador de café descartável (para que reste somente a areia)
  • Em seguida, você pode seguir esse mesmo procedimento no recipiente que você reservou o carvão, misture com água, chacoalhe e depois filtre para que reste somente o carvão, livre das impurezas.

4. Finalizando

  • Agora chegou a hora de montá-lo novamente, com ajuda de uma colher, coloque a areia e o carvão em seus respectivos locais.
  • Encaixe o filtro, coloque a tampa e depois instale-o novamente na torneira.
  • Prontinho, o seu filtro está limpinho e pronto para filtrar bastante água.

Como limpar vela de filtro de torneira

Para realizar a limpeza da vela, desmonte o filtro e enxágue bem as velas em água corrente.

O segredo desse processo é nunca utilizar produtos químicos ou outros produtos de limpeza, apenas a água corrente é o suficiente nessa higienização. 

Após limpar, recoloque as velas e monte o seu filtro.

Quando limpar filtro de torneira?

Você pode analisar a necessidade da limpeza a cada 3 meses. Para fazer isso, basta abrir o filtro e retirar a vela para verificar se está muito sujo em volta.

Lembrando que ter executado uma instalação correta do filtro influencia diretamente na qualidade da água filtrada.

Se achar necessário, faça uma limpeza completa seguindo os passos a seguir.

Precisa limpar filtro de torneira?

Sim, mesmo se o seu filtro estiver funcionando normalmente, é essencial realizar uma limpeza para garantir o bom funcionamento e aumentar a sua vida útil.

A limpeza é recomendada principalmente se o filtro é utilizado com frequência ou se a água filtrada contém muitas impurezas⁽¹⁾.

Quando é preciso trocar o filtro?

Se mesmo após a limpeza o seu filtro estiver com um baixo fluxo de água, ou até mesmo soltando água escura, pode ser a hora de realizar a troca do mesmo.

Cada modelo possui um prazo de validade estipulado pelo fabricante. Geralmente esse prazo é a cada 6 meses de uso, você consegue consultar essa informação com precisão no manual do produto.

Já tem seu filtro em casa? Fizemos uma lista dos melhores filtros de torneira do mercado aqui no blog! Para conferir, é só clicar aqui.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.