Onde colocar o purificador de água na cozinha? Guia completo!

Poucas pessoas escapam dessa dúvida, ela pode aparecer desde antes de realizar a compra do filtro de água, até depois que ele chega em casa e é necessário decidir onde ele realmente vai ficar.

Pra falar a verdade, o único momento que ela aparece com absoluta certeza é na hora de escolher o melhor purificador de água pro lar, só nesse momento que costumamos escolher aquele que vai ficar melhor no ambiente residencial ou comercial.

Neste post vamos abordar os 3 melhores lugares da cozinha para instalar um purificador de água, todos eles de forma estratégica para que seja possível acessá-lo com facilidade e ainda manter o ambiente elegante.

Sumário

Lembre-se: o purificador precisa de um ponto de água

A euforia e ansiedade pode ser grande na hora da decisão, mas uma coisa não pode ser ignorada: o purificador precisa de um ponto de água.[1]

Instalar o equipamento em um local que não tenha o ponto de água pode gerar mais trabalho para o responsável pela instalação, principalmente se ele precisar quebrar o azulejo para passar a mangueira do purificador até a localização desejada. 

Afinal, ninguém gostaria de ver uma mangueira de filtro passando de um lado para outro no meio da cozinha.

Locais para colocar o purificador de água na cozinha

Em primeiro lugar, precisamos contar com as medidas do purificador a ser instalado.

Comprar um equipamento com medidas maiores do que o espaço planejado pode gerar dores de cabeça indesejadas, portanto, é necessário cuidado nesse ponto.

Porém, caso a compra de um purificador maior já tenha sido realizada, ainda tem salvação! Vamos falar delas a seguir.

1. Bancada da pia

A bancada da pia é, costumeiramente, o local mais escolhido para instalar um purificador de água, principalmente por estar mais próximo a um ponto de água, o que torna muito mais simples e prática a sua instalação.

2. Prateleiras

Purificador de agua em cima de prateleira

As prateleiras também são um excelente local para instalar um purificador de água. Essa também pode ser uma ótima solução para pessoas que tenham comprado um equipamento com medidas maiores do que o espaço em que planejavam instalar, principalmente porque a instalação de uma prateleira é rápida e muito efetiva.

3. Nichos

Semelhante às prateleiras, mas com um toque mais moderno, instalar um purificador de água em um nicho pode resolver os problemas de qualquer pessoa incomodada com o ambiente da casa. Eles ajudam a esconder fios e mangueiras e dão uma aparência mais organizada ao espaço.

Dicas de Instalação do Purificador de Água

Já citamos algumas dicas acima, como atenção ao ponto de água e às medidas do purificador. Vamos citar mais algumas a seguir para que você consiga extrair a melhor eficiência do seu equipamento, principalmente caso o objetivo seja de tomar água gelada:[2]

  1.  Instale o purificador em um local coberto, seco e arejado.
  2.  Mantenha o purificador longe dos raios solares e de fontes térmicas diversas, além de atrapalhar no funcionamento do aparelho, pode acabar fazendo ele consumir mais energia.
  3.  É ideal que o ponto de água tenha pressão de 5 a 40 MCA, assim o sistema de purificação conseguirá ter o melhor desempenho na filtragem.
  4.  A temperatura da fonte da água a ser tratada deve ter temperatura entre 10°C a 32°C.
  5.  Não esqueça de realizar manutenções periódicas do seu equipamento, principalmente relacionado à trocas de refil.
  6.  Mantenha uma distância de pelo menos 5cm entre as laterais do purificador e outros móveis ou paredes.
Perguntas Frequentes

Como colocar o filtro de água em uma cozinha pequena?

É possível colocar o filtro de água em uma cozinha pequena usando prateleiras ou nichos compactos e que podem trazer um aspecto moderno para o ambiente.

Uma outra alternativa é buscar por purificadores de água de torneira na hora da compra.[3]

Importante mencionar que você deve instalar ele em uma superfície plana, ou alguns problemas podem surgir durante o funcionamento do aparelho.

Qual a altura ideal para o purificador de água?

A altura ideal para o purificador de água depende da altura da pessoa que vai utilizá-lo diariamente.

O ideal é que o filtro se mantenha abaixo da altura do peito dos moradores da residência, assim não será necessário estender sempre o braço para encher um copo d’água.[4]

De maneira geral, a altura média utilizada é de aproximadamente 30 centímetros acima da pia ou da bancada onde será utilizado. Essa medida garante um uso confortável do purificador.

Onde colocar o purificador de água?

Um purificador de água pode ser fixado na parede, instalado sob  bancadas, pias ou mesas, ou até mesmo adaptar em uma prateleira.

O ideal é que o local escolhido seja plano e nivelado, e que não esteja próximo de fontes de calor, como não ficar exposto ao sol, por exemplo. 

Até mesmo os purificadores maiores conseguem ser adaptados com facilidade de forma inteligente.

Como esconder a mangueira do purificador de água?

Para esconder a mangueira do purificador de água, uma boa alternativa é passar a mangueira por trás de equipamentos que estejam próximos ao purificador.

Caso não seja possível, a utilização de nichos pode ser uma escolha também.

Se nenhuma das alternativas anteriores forem viáveis, será necessário quebrar o azulejo da parede para esconder a mangueira em sua parte interna.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.