Purificador de água com ozônio é bom? Veja os benefícios!

A água é fundamental para manter a saúde em dia. Quando observamos nosso corpo, ao menos 70% dele é água, não é necessário ir muito longe para ver que a qualidade do que ingerimos vai impactar no corpo todo.

Em meio a busca por águas mais puras e mais benéficas à saúde, surgem as águas ozonizadas, e com elas os purificadores de água com ozônio para facilitar sua obtenção.

À primeira vista, a ideia é ótima. Mas será que realmente é bom? Tem a mesma qualidade? É isso o que vamos analisar a seguir.

Sumário (Navegue aqui)

Purificador de água com ozônio faz mal?

A água ozonizada traz diversos benefícios para o organismo, porém, é necessário tomar alguns cuidados para que o seu consumo seja seguro.

Para garantir a segurança no consumo, é importante contar com um purificador de modelo adequado para o consumo, assim torna-se possível desfrutar de água ozonizada diariamente com tranquilidade.

O consumo de água ozonizada não representa risco à saúde desde que não ultrapasse a concentração máxima de 0,2 ppm (partes por milhão) de ozônio na água purificada.

É importante mencionar que a utilização de ozônio na filtração não elimina a necessidade de utilizar o carvão ativado no processo. Ele é o único responsável por retirar o cloro presente no líquido.

Vale a pena comprar um purificador de água com ozônio?

Diante dos benefícios que a água ozonizada traz à saúde, sim, vale a pena comprar um purificador de água com ozônio.

Porém, é necessário estar atento à marca do purificador de água, o mesmo deve ser apropriado e aprovado para comercialização pelo INMETRO pois não pode ultrapassar a medida de 0,2 ppm de ozônio na água purificada.

Ao escolher uma marca de procedência que oferece um bom equipamento, o consumidor garante água de qualidade e benéfica à saúde que auxilia tanto na higienização e preparo dos alimentos como na saúde metabólica.

Qual o melhor purificador de água com ozônio?

Atualmente temos poucos modelos de purificadores de água disponíveis no mercado que disponibilizam água ozonizada pronta para o consumo.

Entre os existentes, os principais que se destacam são:

Purificador Top Life

Purificador Top Life

Ozoniza, ioniza e eleva pH
Purificador Top Life Preto

Purificador Top Life Preto

Ozoniza, ioniza e eleva pH
Purificador Blue Oxi

Purificador Blue Oxi

Ozoniza sem água gelada

Vou explicar a seguir mais informações sobre cada modelo:

1. Purificador de Água Top Life

O purificador de água Top Life é de longe o melhor e mais completo da categoria. Além de trabalhar ozonizando a água com qualidade, também influencia no pH de consumo da mesma, tornando ela ainda melhor para o consumo.

Além disso, o modelo conta com água gelada e resfriamento via compressor, o que garante mais economia e eficiência ao gelar a água com a possibilidade de escolher entre 7 temperaturas diferentes.

Outro benefício é que ele pode ser utilizado em ambientes de alta circulação, principalmente ao receber familiares e amigos em casa, o purificador consegue gelar até 2,4 litros de água por hora!

No quesito manutenção, seu filtro tem capacidade de filtração de até 3000 litros de água, o que normalmente gera uma vida útil de 6 meses, em média, como é comum no mercado.

Prós
Contras

2. Purificador de Água Blue Oxi

O purificador de água Blue Oxi, também da marca Top Life, é o modelo mais econômico e com um pouco menos funções do que o anterior, o que reflete no seu preço, que também é mais acessível!

O Blue Oxi conta com as principais funções: ozoniza, ioniza e alcaliniza a água, o que é uma grande vantagem de água purificada e benéfica.

Sua vazão é excelente, liberando até 45 litros por hora, equivalente a 750 ml por minuto. A empresa não deixou a desejar na construção desse modelo, também inserindo uma bica articulável que permite encher jarras de diferentes tamanhos.

Assim como o modelo superior, o refil também tem capacidade de filtragem de 3000 litros, sendo necessária a sua troca a cada 6 meses, em média.

Sua única ressalva vai para a falta de água gelada, mas com sua alta vazão você pode encher garrafas e colocar na geladeira, isso não afetará a qualidade final da água.

Prós
Contras

O que é a água ozonizada?

De forma geral, a água ozonizada é a água tratada com ozônio.

O ozônio (três moléculas de oxigênio juntas, O3) é um excelente oxidante, ele elimina quaisquer bactérias, vírus e microrganismos. Após realizar sua ação, ele se transforma em oxigênio (duas moléculas de oxigênio juntas, O2).

Como o oxigênio não causa danos à saúde, é possível tomar uma água com filtração excelente sem necessidade de produtos químicos ao realizar a purificação.

Quais são os benefícios de beber água ozonizada?

O principal benefício da água ozonizada é a sua eficiência na purificação. Alguns dos seus benefícios são:

  • Eliminação de vírus e bactérias mais de 3000 vezes mais rápido que o cloro.
  • Excelente para higienizar frutas, verduras e legumes, pois elimina bactérias e agrotóxicos.
  • Auxilia no metabolismo e circulação sanguínea.
  • Por ter propriedades antivirais, é efetivo no combate a vírus em baixa concentração.
  • Contribui com a destruição de células tumorais, pois estimula a formação de citrulina e fagócitos, que desempenham um papel importante nesse processo.

Com resultado da melhora da circulação sanguínea, temos também benefícios na digestão, melhora do raciocínio, aumento de resistência e muito mais.

A ozonização substitui a necessidade de produtos químicos no processo de limpeza e purificação da água, tornando a água mais pura sem necessidade de utilização do cloro, por exemplo.

Por ter um custo maior no seu manuseio e no processo de tratamento da água, as empresas optam pela utilização do cloro para realizar tal processo.

Essa escolha gera a necessidade de utilização do carvão ativado nos filtros de domicílio para realizar a purificação da água removendo o cloro utilizado anteriormente.

Posso tomar água ozonizada diariamente?

A água ozonizada pode ser consumida diariamente, porém, a concentração de ozônio na água não deve ultrapassar 0,2 ppm (partes por milhão), sendo fundamental a utilização de um purificador de água apropriado.

Grandes referências na área da saúde defendem o consumo diário de água ozonizada, como o próprio Dr. Lair Ribeiro, renomado médico, cardiologista, nutrólogo e escritor brasileiro.

Os benefícios do consumo são diversos e podem refletir significativamente na saúde dos que optam pelo consumo e utilização diária.

Perguntas Frequentes

O que o ozônio faz na água?

O ozônio é um composto de 3 moléculas de oxigênio juntas (O3), ao interagir com a águam ele atua na eliminação de quaisquer microrganismos, bactérias ou vírus que estejam presentes.

Ao final do seu processo de atuação, ele se transforma em oxigênio (O2) e se torna seguro para consumo novamente.

Sua atuação traz benefícios por permitir a não utilização de produtos químicos, como o cloro, para atuar no tratamento da água e também por purificar a água com muito mais eficiência.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.