Purificador não sai ou sai pouca água, o que pode ser?

Se o seu purificador de água está com baixa vazão ou até mesmo não saindo nenhuma gota de água, saiba que isso não é normal.

Existem diversos motivos para levar até esse problema. Mas, o lado bom é que na maioria das vezes existe solução e é simples de resolver.

Você está prestes a descobrir o que está acontecendo e várias maneiras de como resolver.

Preparado? Vamos lá!

Sumário

Porque o purificador não sai água?

O primeiro passo é identificar onde está o problema, se o purificador não está saindo água, o primeiro é:

  1. Verifique se o purificador está ligado na tomada: parece muito simples, mas acredite, acontece bastante! 
  2. Falta de energia elétrica: ainda na mesma situação, alguns modelos só funcionam quando estão ligados na tomada, então se faltar energia elétrica, não vai sair água do purificador.
  3. Verifique os registros: se você mudou recentemente ou até mesmo estava mexendo no encanamento para instalar o purificador, veja se os registros estão abertos.
  4. Tubulação entupida: se você estava usando o purificador normalmente e do nada ele parou de funcionar, desconfie de problemas na tubulação. Para diagnosticar, observe se mais algum ponto de água da casa foi prejudicado.
  5. Instalação correta: se você acabou de instalar o seu purificador e ele não está saindo água, faça uma segunda verificação dos passos, principalmente na instalação hidráulica e do filtro.
  6. Tubulação dobrada: olhe na parte de trás do purificador se algum cabo não está dobrado ou até mesmo amassado, impedindo que a água chegue no purificador.
  7. Refil mal encaixado: se você acabou de realizar a troca do refil, faça uma segunda verificação no passo a passo do manual, para se certificar que instalou corretamente.

Purificador saindo pouca água: como resolver?

Agora se o seu purificador está com a vazão baixa e saindo muito pouca água, veja as soluções a seguir:

1. Trocar o refil do purificador de água

A causa mais comum da baixa vazão é o filtro saturado.

Todo refil possui uma vida útil que geralmente é de 6 ou 12 meses, dependendo do modelo.

Conforme o tempo passa, ele vai perdendo a sua eficácia de purificação, e logo, fica mais lento para filtrar as impurezas, pois está muito saturado.

Então se você já utiliza seu purificador há algum tempo e nunca realizou a troca do refil, pois bem, está na hora de realizar a manutenção.

A solução é simples, compre um refil original do modelo e realize a troca.

2. Falta de pressão

Agora se você acabou de instalar o purificador e está saindo pouca água, confira o que você pode fazer para melhorar:

  1. Altura da caixa d’água: se você mora em uma casa, é recomendado que a caixa d’água esteja a no mínimo 5 metros de altura, para você ter uma boa pressão nas logo aumentando a pressão do purificador.
  2. Água da rua: outra solução mais simples, é conectar o seu purificador de água diretamente na água da rua, que possui mais pressão.
  3. Utilize um pressurizador: se você não está contente com a vazão das torneiras, purificador, chuveiro e outros pontos de saída de água da sua casa, uma solução inteligente é optar por um pressurizador de água. Este aparelho é instalado diretamente na caixa d’água, e aumenta a pressão para todas as saídas.

3. Verificar o encaixe do refil e das peças

Por último, mas extremamente importante, verifique se as peças do seu purificador estão bem encaixadas, e principalmente: se ele está limpo por dentro.

Após a troca de refil, é comum ele não ser instalado de maneira correta.

Por isso, verifique como está o encaixe do seu refil e se possível retire e o instale novamente.

Aproveite também para refazer todas as conexões hidraúlicas do seu purificador de água (tirar e colocar) para certificar que o problema não está nele.

Conclusão

Existem diversos motivos que podem causar a baixa vazão ou até mesmo não sair nenhuma água do purificador. 

Mas, como você pode ver, existem diversas soluções, eu tenho certeza que alguma delas resolveu a situação por aí.

Agora você já pode voltar a tomar água fresquinha novamente!

» Leia mais: Filtro Electrolux não sai água? Veja como resolver!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.