Quando trocar o refil do purificador de água IBBL?

Manter uma boa qualidade de vida envolve diversos cuidados, e um elemento que não pode ser esquecido é a qualidade da água que bebemos⁽¹⁾.

Mesmo com um purificador de água em casa, podemos ficar vulneráveis a impurezas caso a manutenção do aparelho não esteja em dia!

Por conta disso, uma dúvida muito comum entre as pessoas é saber a hora certa de trocar o refil de filtro do purificador!

Se essa também é a sua dúvida, neste artigo vamos te mostrar o momento ideal para você realizar a substituição do refil de um purificador de água IBBL.

Sumário

Quanto tempo dura o filtro do purificador?

O refil é a peça mais importante de qualquer purificador de água, pois é ele que garante a qualidade da água que está sendo filtrada. É de extrema importância mantê-lo em bom estado de conservação.

Todos os modelos de purificadores possuem um prazo máximo em que o refil é capaz de desempenhar suas funções com eficiência. 

Essa vida útil pode variar de acordo com o modelo e o fabricante.

A vida útil dos refis da IBBL é de 2.000 ou 3.000 litros de água, dependendo do modelo do purificador.

Mas a recomendação é que todos os modelos sejam trocados em até 6 meses de uso, para garantir a qualidade da água que você consome.

Por exemplo:

  • O Refil Avanti, (Refil usado nos modelos IBBL Mio e o IBBL Viváx), possui vida útil de 2.000 litros purificados ou até 6 meses de uso.
  • Já os modelos como Refill C+3 e Refil CZ+7, possuem vida útil de 3.000 litros purificados ou até 6 meses.
 

Após esse período, a qualidade da filtragem é comprometida devido ao excesso de impurezas no filtro, o que torna necessária a substituição do refil.

Interessante mencionar que todos os modelos de purificadores da IBBL possuem a opção de upgrade para filtros com melhor filtragem. Veja a seguir:

  • O Refil A+1 Mini é o mais potente para os modelos IBBL Viváx e IBBL Mio.
  • Já o Refil A+1 é a melhor escolha para os modelos que resfriam a água, como o IBBL Due Immaginare, FR600 e o E-Due Equilibrium.
 

Todos esses filtros top de linha, eliminam 99,9% das bactérias, possuem retenção Classe A pelo Inmetro e tem uma durabilidade maior, de até 12 meses ou 4.000 litros purificados.

Qualidade da água da rede de abastecimento

A qualidade da água que chega até o purificador de água influencia muito na vida útil do refil.

Quanto maior for a concentração de impurezas, mais trabalho o filtro vai ter para purificar a água.

O mesmo acontece de forma inversa, quando a água chega limpa, o filtro vai ter menos trabalho para fazer a purificação da água.

A qualidade da água pode ser influenciada por diversos fatores, desde o mal encanamento da sua cidade até mesmo a falta de higienização adequada da caixa d’água.⁽²⁾

Mas, caso o seu refil precise ser substituído antes mesmo dos 6 meses, não se preocupe. Isso apenas significa que ele está fazendo um excelente trabalho na purificação da água.

Como saber a hora de trocar o refil do purificador de água IBBL?

Existem alguns sinais que indicam que é hora de trocar o refil do seu purificador de água IBBL.

Os sinais principais que indicam a necessidade de troca do refil do filtro são:

  • Presença de qualquer alteração no sabor ou no cheiro da água. (A água deve estar incolor, inodora e sem sabor).
  • Diminuição na vazão da água filtrada. (O refil pode estar já cheio de impurezas).
 

Alguns modelos de purificadores tem até mesmo uma luz indicadora, como os modelos E-Due Equilibrium ou FR600 Exclusive da IBBL. 

Quando esse LED mudar para cor vermelha, significa que está na hora de realizar a troca do refil.

É importante lembrar que, após fazer a troca do refil para o novo, você vai precisar apertar e segurar o botão “reset” que fica dentro do compartimento do refil. Com isso, a luz que estava vermelha vai voltar a ficar azul.

Outros modelos de purificadores, como o IBBL Due Immaginare e FR600, possuem um visor para o refil que mostra a data da última troca, facilitando também esse controle de manutenção.

Conclusão

Manter a troca regular do filtro do purificador de água é essencial para garantir a qualidade da água que consumimos.

Além de evitar gosto e sabores indesejáveis, ajuda a filtrar as impurezas e outros contaminantes presentes na água com mais precisão.

A não substituição regular do filtro pode comprometer a eficácia do purificador, colocando em risco a saúde de quem consome a água.

Por isso, é importante seguir as orientações do fabricante quanto ao prazo indicado para a troca do filtro.

Leia também: As 10 principais vantagens de ter um purificador de água em casa!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.