Como substituir o filtro do purificador Electrolux: Passo a passo completo

Se você possui um purificador de água em casa e ainda não sabe como realizar a troca do filtro, não se preocupe, você está no lugar certo!

Muitas pessoas ficam receosas em realizar essa tarefa pela primeira vez. Apesar de ser um procedimento simples, fazer ele da forma errada pode trazer problemas técnicos para o purificador.

A troca do refil do filtro no purificador é fundamental para garantir o seu bom funcionamento e a qualidade da água que será purificada.

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo completo para que você possa realizar a troca do filtro em casa e com segurança!

Sumário

Como trocar o filtro do meu purificador de água Electrolux?

A maioria dos purificadores da Electrolux possuem um sistema de troca do filtro bem simples e prático. Antes de começarmos, o primeiro passo de todos é estar com o filtro original do seu purificador em mãos. 

Outra peça que é necessária nesse procedimento é o cabeçote.

O cabeçote é uma peça que vem junto com o seu purificador, você deve guardá-la bem, pois ela vai ser necessária em todas as suas trocas de refil.

Agora vamos para o passo a passo:

Passo 1: Encaixar o cabeçote do filtro

Com todos os itens em mãos, você vai encaixar o cabeçote no seu filtro novo, basta retirar a tampinha de plástico, colocar o cabeçote e girar no sentido horário.

Passo 2: Desconecte o purificador da entrada de água

Agora vamos realizar a limpeza do filtro novo, para fazer isso é bem simples, primeiro desligue o seu purificador da tomada e feche o registro de água.

Depois retire a mangueira de água que está conectada na parte de trás do seu purificador. Para removê-la, basta segurar a borda da ponta e puxar o cabo para trás.

Passo 3: Conecte a mangueira no cabeçote

Quando você retirar a mangueira, conecte a ponta na entrada do cabeçote — ele tem um furinho em cima, é só colocar a mangueira por ali.

Assim que você conectar a mangueira, pegue um balde ou uma vasilha grande, pois você vai precisar despejar cerca de 10 litros de água até limpar o filtro.

Com o balde em mãos, abra o registro e vá observando até que pare de sair impurezas e a água esteja saindo na cor normal. Depois é só fechar o registro e desencaixar a mangueira do cabeçote.

Passo 4: Retirar o filtro antigo e instalar o novo

Na sequência, abra a tampa do seu purificador e retire o filtro antigo — é só girar no sentido anti-horário e puxar para fora. Agora é só encaixar o seu filtro novo, basta colocar no local e girar no sentido horário.

Antes de fechar a tampa, não se esqueça de apertar o botão “reset” e segurá-lo por 5 segundos, até a luz vermelha começar a piscar, e logo em seguida, se apagar.

Passo 4.1 Reset do Filtro

Passo 5: Reconectar a mangueira no purificador

E para finalizar, você já pode conectar a mangueira de água no seu purificador, para fazer isso, primeiro corte um pedaço da ponta para retirar a parte “arranhada”.

Depois, na parte traseira do aparelho, existe um adesivo de “ENTRADA” indicando o local correto para você conectar a mangueira, é só empurrar que ela já entra.

Agora ligue-o na tomada e abra o registro. Pronto! A troca já está realizada!

Quando devo trocar o filtro do meu purificador de água Electrolux?

O prazo indicado para a troca do filtro varia de acordo com o modelo, mas em geral, os refis dos purificadores de água da Electrolux precisam ser trocados a cada 6 meses.

Felizmente, não é preciso se preocupar com o tempo ou anotar a data, isso porque a maioria dos purificadores modernos possuem uma luz indicativa no painel, que acende indicando o momento certo para realizar a substituição do filtro.

Vale lembrar que o tempo de troca de refil está relacionado apenas à filtração da água, e não às funcionalidades ou sistema de refrigeração do purificador.

Sinais que indicam que o filtro precisa ser substituído

Conforme o tempo passa, o filtro vai perdendo a sua eficiência por conta das impurezas que vão se acumulando no seu interior. Por isso, é essencial realizar a troca do filtro para garantir que o seu purificador continue purificando a água de forma eficaz.

Veja abaixo alguns sinais que podem indicar o momento da troca:

  • Fluxo de água filtrada do seu purificador cada vez menor.
  • Água saindo com sabor ou odor desagradável (diferente do que era antes), é um bom indicativo que o seu filtro não está retendo as impurezas como deveria.
  • Água filtrada saindo com partículas de sujeira (do carvão ativado). Esse é o sinal mais forte que indica que o seu filtro está muito saturado e precisa ser trocado imediatamente.
 

Esses são os 3 principais sinais que podem ocorrer quando estiver próximo de realizar a substituição do refil. 

Vale lembrar que a maioria dos modelos Electrolux possuem uma luz indicativa que acende indicando que quando é necessário realizar a troca do filtro.

Conclusão

Muito simples, né? Depois de realizar a troca uma vez, as próximas serão muito mais rápidas. 

Lembre-se de sempre realizar a substituição dentro do prazo indicado pelo fabricante⁽¹⁾, ele é responsável por filtrar a água e garantir o funcionamento adequado do aparelho.

Além disso, guardar bem o cabeçote é essencial, pois ele é necessário em toda substituição de filtro do seu purificador de água Electrolux. 

Com essas dicas em mente, você pode continuar desfrutando de uma água limpa e saudável em sua casa por muito mais tempo.

Leia também: Como limpar purificador Electrolux

Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura um filtro do purificador de água Electrolux?

A durabilidade do filtro do purificador de água Electrolux é de 6 meses de uso ou 3.000 litros de água purificada. Há, no entanto, modelos mais modernos, como o filtro do purificador PA26G, que possui uma durabilidade maior, de até 12 meses.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Inspirado por um incidente na adolescência, me tornei especialista em química da água. Hoje compartilho tudo o que sei nesse blog!”

Fernando Oliveira, fundador do Melhores Purificadores, é engenheiro ambiental com formação técnica em química geral. Possui quase 10 anos de experiência em tratamento de água.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.